O Arcebispo de San Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, pediu revisar se for necessária ou não a presença de tropas salvadorenhas no Iraque, logo depois da morte do capitão José Argelio Soto em um atentado. Até o momento morreram cinco militares salvadorenhos no Iraque.

"Estamos muito tristes com a notícia de uma nova vítima no Iraque. Acredito que é oportuna uma sugestão ao Governo de El Salvador sobre a necessidade de revisar se este sinal de acompanhamento aos Estados Unidos é necessário ou não", declarou o Prelado à imprensa.

Do mesmo modo, Dom Sáenz Lacalle pediu a Deus "que proteja a quem se encontra nessa situação e que também proteja a todos os salvadorenhos, já que todos estamos em perigo devido à alta onda de violência que ainda não pôde ser controlada".

Não é a primeira vez que o Arcebispo de San Salvador adverte do perigo que correm os soldados salvadorenhos no Iraque. Depois da morte de dois efetivos no final de julho passado, o Prelado questionou a "situação em que se encontram as tropas salvadorenhas, já que existe a possibilidade de que as vítimas tenham sido localizadas como focos de alguns terroristas".