O Papa Bento XVI nomeou hoje novo Bispo de Iquique, Chile, o jovem sacerdote Marco Antonio Ordens Fernández, até agora Administrador diocesano da mesma diocese.

O novo prelado nasceu em Iquique em 29 de outubro de 1964. A poucos dias de completar 42 anos de idade se tornou o sexto bispo mais jovem da Igreja Católica. depois de ter estudado Obstetrícia e Puericultura na Universidade de Tarapacá, ingressou no Pontifício Seminário Maior de Santiago do Chile, onde realizou seus estudos filosóficos e teológicos obtendo o bacharelado em Teologia.

Foi ordenado sacerdote em 14 de dezembro de 1996 para a diocese de Iquique. Ali foi Reitor do Santuário Mariano de La Tirana, Encarregado da Escola de Formação para Leigos e Secretário para a Coordenadora Pastoral da diocese. Desde 17 de novembro de 2004 foi o Administrador diocesano de Iquique.

Participou das equipes de pesquisa do Centro de Biologia da Reprodução da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Também exerceu como professor de Ética na Universidade Santo Tomás.

Em 2001 foi nomeado Vigário para a Pastoral da diocese. Em 20 de novembro de 2004 foi eleito Administrador Diocesano, depois da vacância da sede diocesana de Iquique pela nomeação do Dom Juan Barros como Bispo Militar do Chile.

Em 23 de outubro de 2006, no primeiro aniversário da canonização de Santo Alberto Hurtado, o Santo Padre Bento XVI o nomeou Bispo de Iquique.

A diocese, localizada ao norte do território chileno, limítrofe com o Peru, tem uma superfície de mais de 41 mil quilômetros quadrados e uma população de 241 mil habitantes, dos quais 125 mil são católicos. Para a atenção pastoral da diocese se conta com 32 sacerdotes, 57 religiosos e 11 diáconos permanentes.