Um jovem Bispo ucraniano grego-católico agradeceu aos benfeitores da organização Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) por ajudar a gerar o que chamou "uma explosão" positiva na formação teológica católica em seu país.

Em sua vista à sede da AIS, o Bispo Auxiliar do Sambir-Drohobycz, Dom Yaroslav Pryriz, de 43 anos de idade, comentou o reconhecimento da teologia como matéria por parte do Estado. Em sua opinião "esta maciça explosão da formação teológica é como um bebê nutrido pelos benfeitores de Ajuda à Igreja que Sofre".

Deste modo explicou que agora a ética cristã pode ser ensinada nas escolas e universidades; e que muitos dos esforços da Igreja se concentram nisso, particularmente na Universidade Católica Ucraniana de Lviv. "Outras universidades agora estão mais abertas à cooperação com a universidade católica desde que a teologia se converteu em matéria, agora há muito intercâmbio", indicou o Prelado.

Em seguida destacou que a Igreja Greco-Católica já estava cooperando com ao Patriarcado Ortodoxo de Kiev, o que considerou um grande avanço para as relações ecumênicas. "A Igreja Greco-Católica pode servir como modelo para que as Igrejas Ortodoxas da Ucrânia (a de Moscou e a de Kiev) mantenham seus ritos orientais mas cheguem à plena comunhão com Roma", ressaltou.