No marco de uma Missa presidida pelo Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal José Saraiva Martins, foi beatificada nesta tarde na catedral de Bilbao a fundadora do Instituto das Mercedárias Missionárias de Bérriz, a missionária Margarida María López de Maturana.

O Cardeal Saraiva destacou em sua homilia que a nova beata era "uma mulher que se deixou conduzir pelos caminhos de Deus" e tomando frases pronunciadas no dia em que morreu, disse que "a nova beata tinha o coração no céu, o olhar no tempo e os pés na terra".

Segundo o Cardeal, a mensagem da nova beata é um chamado missionário: "Ide, e escutai as alegrias e esperanças, as tristezas e as angústias das pessoas de nosso tempo; ide e anunciai o Evangelho de Jesus Cristo, ide e lutai pela dignidade e pela liberdade de todo o ser humano imagem e semelhança de Deus, ide e sede instrumentos de paz e reconciliação, ide e renovai a Igreja e renovai o mundo".

Na cerimônia estiveram presentes, além do delegado papal para esta ocasião, o Núncio Apostólico na Espanha, Dom Manuel Monteiro de Castro, os bispos bascos, entre eles o Bispo de Bilbao e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Dom Ricardo Blázquez, e uma representação da congregação, além de várias autoridades e representantes civis e políticos bascos.

Na cerimônia, que coincide com a celebração da Jornada Mundial das Missões (DOMUND), fizeram-se deste modo presentes uns dois mil peregrinos vindos da China, Filipinas, Congo e Zâmbia.

Durante o ato litúrgico, seguido por muitos através de uma tela de televisão colocada no exterior da catedral devido à grande quantidade de assistentes que transbordaram o templo, leu-se a carta apostólica na qual o Papa Bento XVI declara beata a missionária bilbaína e estabelece em 24 de julho como data de celebração de sua festa.

Posteriormente, Dom Blázquez expressou sua gratidão ao Santo Padre e assegurou que "nos deixa um presente inestimável, faz-nos felizes e nos enche de gozo que uma filha desta igreja tenha sido beatificada neste templo". "É um dia inesquecível e um marco na história de nossa diocese", acrescentou.

A de hoje foi a primeira cerimônia de beatificação que se celebra na Espanha sem a presença papal depois de que Bento XVI anunciou em maio do ano passado a volta à tradição de que o Papa presida apenas as cerimônias de canonização. Foi Paulo VI quem mudou esta prática eclesial ao presidir em 1971 a cerimônia de beatificação de Maximiliano María Kolbe, e sua prática foi seguida por João Paulo II.

Meio milhar de religiosas do instituto fundado pela "Mãe Maturana", como é conhecida, realizam atualmente seu trabalho pastoral na Espanha, México, Guatemala, Nicarágua, Equador, Peru, Taiwan, China, Japão, Micronésia, Filipinas, Estados Unidos, República Democrática do Congo, Zâmbia, e Itália.