O Papa Bento XVI enviou hoje uma "cordial saudação" e votos de "serenidade e paz" aos muçulmanos e exortou os responsáveis religiosos e líderes da comunidade internacional a encontrar uma saída para a "gravíssima situação de insegurança e feroz violência" que vive o Iraque.

"Envio uma cordial saudação aos muçulmanos do mundo inteiro que nestes dias celebram a conclusão do mês de jejum do Ramadã. A todos desejo serenidade e paz", disse o Santo Padre depois do Ângelus na Praça de São Pedro.

O Pontífice acrescentou que entretanto essa alegria "contrasta dramaticamente" com as notícias que provêm do Iraque, "sobre a gravíssima situação de insegurança e sobre a feroz violência a que estão expostos muitíssimos inocentes só porque são xiitas, sunitas ou cristãos".

"Suplico a Deus que dê a fé e a coragem necessária aos responsáveis religiosos e aos líderes políticos locais e do mundo para que apóiem esse povo no caminho da reconstrução da pátria, na busca de equilíbrios compartilhados e no respeito recíproco e sabendo que a multiplicidade de seus componentes é parte integrante de sua riqueza", indicou o Papa.