O Papa Bento XVI lançou ontem um enérgico chamado à santidade e ao anúncio audaz da morte e ressurreição do Senhor Jesus pois "só Cristo pode satisfazer plenamente os desejos profundos do coração humano e responder aos questionamentos mais inquietantes" da existência humana e "só de Deus pode vir a mudança decisiva do mundo".

Assim afirmou ontem o Santo Padre a mais de 40 mil pessoas reunidas no estádio de futebol Bentegodi para celebrar a Missa que presidiu em Verona (Itália) durante sua visita pastoral com motivo do IV Congresso Eclesiástico Italiano que reflete sobre o tema "Testemunhas de Jesus ressuscitado, esperança do mundo".

"A certeza de que Cristo ressuscitou nos assegura que nenhuma força adversa poderá destruir nunca a Igreja", disse o Pontífice durante a celebração litúrgica, o segundo ato –depois do discurso de ontem na Feira– de sua visita.

"Anima-nos o fato de que só Cristo pode satisfazer plenamente os desejos profundos do coração humano e responder aos questionamentos mais inquietantes sobre a dor, a injustiça e o mal, a morte e o além", assegurou o Pontífice durante a homilia da Missa que também puderam seguir outras 60 mil pessoas através dos telões colocados em vários lugares da cidade.

"Portanto –continuou–, nossa fé tem um fundamento, mas é necessário que esta fé se faça vida em cada um de nós". Por isso, "é preciso fazer um grande esforço para que cada cristão se transforme em uma "testemunha", que seja capaz e esteja disposto a assumir o compromisso de dar conta a todos e sempre da esperança que lhe anima".

Mais adiante, Bento XVI destacou que para isso é "importante voltar a anunciar com vigor e alegria o acontecimento da morte e de ressurreição de Cristo, coração do cristianismo, ponto fundamental de nossa fé, mola poderosa de nossas certezas, vento impetuoso que varre todo medo e indecisão, toda dúvida e cálculo humano".

"Só de Deus pode vir a mudança decisiva do mundo. Só a partir da Ressurreição se compreende a autêntica natureza da Igreja e de seu testemunho", assegurou.

Em um mundo que muda, o Evangelho não muda

Falando em seguida sobre a Igreja na Itália, o Papa expressou seu desejo de que ela "recomece a partir deste Congresso impulsionada pela palavra do Senhor ressuscitado que repete a todos e a cada um: sede no mundo de hoje testemunhas de minha paixão e de minha ressurreição. Em um mundo que muda, o Evangelho não muda. A Boa Notícia continua sendo a mesma: Cristo morreu e ressuscitou por nossa salvação!

"Transmiti a todos em seu nome o anúncio da conversão e do perdão dos pecados, mas sede vós os primeiros em dar testemunho de uma vida convertida e perdoada". Isto só é possível, acrescentou, com a "força interior do Espírito do Ressuscitado".

"Consagrados com a ‘unção’ do Espírito Santo –exclamou– ide e levai o anúncio alegre aos pobres, curai as feridas dos corações quebrados, proclamai a liberdade dos escravos, a libertação dos prisioneiros, promulgai o ano de misericórdia do Senhor. Reconstrui as ruínas antigas, restaurai as cidades desoladas. São muitas as situações difíceis que necessitam uma solução!

Finalmente, o Papa pediu aos presentes transmitir ao mundo "a esperança de Deus, que é Cristo Senhor, que ressuscitou que os mortos, e vive e reina pelos séculos dos séculos".

Concluída a Missa, o Papa tomou o avião de volta a Roma.