Nas últimas semanas a rede de televisão inglesa BBC protagonizou uma nova polêmica, depois que um diretor definiu como "engano" que uma de suas apresentadoras de notícias aparecesse diante das câmeras usando um crucifixo. Depois de escutar a sua audiência, a rede decidiu que seus apresentadores só poderão usar este símbolo cristão de tamanho pequeno e sem brilho.

O caso envolveu Fiona Bruce, uma das apresentadoras mais populares da BBC, que apareceu com um diminuto crucifixo. No dia seguinte, um jornal inglês informou que os diretores da rede a proibiram de voltar a usar o emblema cristão.

Entretanto, o chefe de informação televisiva Peter Horrocks foi "esclarecer" que a BBC não tinha proibido o uso dos crucifixos, mas sim tinha decidido avaliar se é apropriado que os apresentadores usem símbolos religiosos que questionem sua "imparcialidade noticiosa".

Passadas duas semanas, Horrocks informou que depois de receber muitos comentários da audiência, a BBC decidiu permitir que seus apresentadores usem crucifixos sempre que forem pequenos e não brilhem.

A maioria dos telespectadores da BBC –de todas as religiões e inclusive dos que não professam nenhuma religião– considera que não há problema em que um apresentador apareça com algum acessório religioso "como parte de sua identidade", acrescentou o editor.