A comunidade da Güisquiliapa, jurisdição de Jinotepe, conta com um novo templo chamado Nossa Senhora da Assunção, que foi consagrado pelo Arcebispo de Manágua, Cardeal Miguel Obando, com ocasião do 54º aniversário do Dogma da Assunção da Virgem Maria aos Céus.

Em sua homilia, o Cardeal destacou que a aparição de cada novo templo demonstra que há muito entusiasmo e trabalho de parte dos sacerdotes e os fiéis para seguir evangelizando.

O Arcebispo assinalou que a Igreja Católica está procurando novos métodos para levar a Boa Nova e expressou que “é precisamente agora com a aparição de diversas correntes religiosas que os católicos acreditam que é oportuno identificar os sinais dos tempos para chegar ao coração dos fiéis”.

A idéia de fazer um novo templo nasceu no 2001, quando um grupo de aldeãos solicitou folhas de zinco para reparar o teto do antigo templo de mais de oito décadas. Tal recinto foi enclausurado e foi traçado o projeto para construir um novo com o apoio da fundação Adveniat.

Finalmente, o Cardeal ressaltou que a consagração da nova igreja era uma forma de participar da celebração pelos 150 anos do Dogma da Imaculada Conceição, que se realizará o próximo 21 de agosto no Santuário El Viejo, em Chinandega.