A Conferência Episcopal Salvadorenha (CES), convocou os católicos a participar ativamente da Novena pela Paz que se realizará em nível nacional de 13 a 21 de novembro, com motivo da festa de Nossa Senhora da Paz, Padroeira de El Salvador.

"A paz é um dom de Deus confiado aos homens e mulheres de boa vontade. Por isso devemos acima de tudo pedi-la ao Senhor e, ao mesmo tempo, devemos assumi-la como um compromisso pessoal e comunitário", assinala o comunicado assinado pelos bispos do país.

No texto, expressam com preocupação a instauração em El Salvador de uma cultura da violência, inserida como um estilo de vida. Entretanto, destacam a aparição de "sinais esperançadores" que demonstram que a sociedade está "tomando consciência da gravidade da situação" e se está "pondo de pé para pôr mãos à obra a fim de construir juntos uma verdadeira ‘cultura de paz’".

Os bispos explicaram que a violência é um problema humano, social, político, moral, mas no fundo, "um problema espiritual", porque "supõe a escravidão do pecado e é o fruto amargo das más inclinações de nossa natureza caída".

O comunicado também exorta os poderes do Estado a procurar juntos "os caminhos que conduzam a tão desejada paz social", apoiada na dignidade da pessoa humana; assim como trabalhar por devolver à população a confiança nas instituições encarregadas da segurança e da justiça.

Finalmente, a CES expressou sua confiança "em Deus e na capacidade do povo salvadorenho para superar o problema da violência. Sobrevivemos a muitas crises nos últimos anos. Também podemos sobreviver e superar as atuais e trágicas circunstâncias com a ajuda do Senhor".