O Arcebispo de Cochabamba, Cardeal Julio Terrazas Sandoval, chamou os bolivianos a pedir sabedoria ao Senhor para "não andar procurando lugares para cercear a vida de qualquer um", e lembrou que Cristo exige respeitar a vida de toda pessoa.

"Não podemos pensar como se fosse uma guloseima, falando de morte, de vingança, de ódio, não podemos correr para matar ninguém, absolutamente ninguém", advertiu o Cardeal. Recordou que "a vida de todos, de cada um, serve para construir esse reino de justiça e de verdade que todos desejamos com urgência em nosso país, em nossa sociedade, em nossas famílias".

Nesse sentido, perguntou aos fiéis se é que não "perdemos foi totalmente o sentido a justiça e a verdade" e "estamo nos atribuindo coisas que não nos correspondem, nem a pessoas, nem grupos, nem sociedades", como "o discriminar, o matar, o perseguir, o fazer-nos de santos, pensando que com os linchamentos melhoram o povos".

Finalmente, depois de chamar a não assumir uma conduta passiva frente a violência, o Cardeal Terrazas lembrou que para Deus nada é impossível e que portanto é possível a paz, a justiça, a correção fraterna e até a conversão de quem cometeu um crime.