O Vice-postulador da causa de beatificação de Frei Mamerto Esquiú, informou a aprovação da "heroísmo das virtudes" do então Bispo do Córdoba e "orador" da Constituição Nacional.

Frei Jorge Martínez informou ontem que na Congregação para as Causas dos Santos, a Comissão de Cardeais e Bispos reconheceu oficialmente que o franciscano exerceu as virtudes cristãs em forma heróica.

Depois de descrever a Esquiú como "franciscano bispo do Córdoba, fiel filho da província de Catamarca, humilde bispo dado aos pobres e à evangelização, em tempos difíceis de guerras internas e desunião dos argentinos, e para muitos o inspirado ‘orador da Constituição’", o sacerdote considerou que "deu-se um passo muito importante no progresso da causa de beatificação que administra esta vice-postulação".

Esquiú será declarado Venerável, uma vez que se publique o decreto sobre o reconhecimento do milagre que se atribui a sua intercessão. É provável, conforme transcendeu, que isto ocorra antes de Natal. O processo do milagre passou por todas suas etapas e já foi aprovado pela Congregação para as Causas dos Santos com o decreto de 'validade' de 25 de janeiro de 2002.

O milagre que deve ser aprovado se deu em 1997, na localidade do Santo Antonio, estado de Esquiú, província de Catamarca. Trata-se da cura de uma trombose de retina que lhe produziu a cegueira, sem possibilidade de medicação nem de cura. O beneficiário, cujo nome no momento se mantém em reserva, diante do diagnóstico negativo dos especialistas de Catamarca e em seguida também dos de Córdoba, recorreu à intercessão do Servo de Deus Frei Mamerto Esquiú e aos três dias recuperou a vista como antes a possuía.

"As perspectivas de beatificação são alentadoras, pois todo o processo, que com numerosas desigualdades durou mais de 86 anos, já está praticamente concluído. Agora falta apenas o decreto de aprovação do fato do milagre e passará a ser 'Venerável', em espera do decreto pontifício que aprove sua beatificação", explicou o presbítero.