O Cardeal José Saraiva Martins presidirá a cerimônia de beatificação da Madre Margarida López de Maturana, fundadora das Mercedárias Missionárias de Bérriz, em 22 de outubro na Catedral de Bilbao.

Peregrinos vindos de diversas partes do mundo onde as Mercedárias Missionárias de Bérriz desenvolvem sua atividade: Taiwan, Ilhas Marianas, Japão, Filipinas, México, América Latina, Itália e Espanha, estarão presentes em Bilbao para este acontecimento.

Os eventos organizados pela congregação começam no sábado, dia 21 de outubro, com um ato de acolhida aos peregrinos no palácio Euskalduna, onde se apresentará a vida da Madre Margarida Maturana e o trabalho que o instituto continua realizando. Esta atividade se completará com excursões contínuas a Bérriz para conhecer a tumba da futura beata.

"Encheu-nos de alegria –disse a religiosa mercedária Isabel Artadi– que o dia do Domund, dia da missão universal da Igreja, tenha sido escolhido para proclamar beata a Madre Margarida".

Vocação missionária

Pilar Lopez de Maturana nasceu en Bilbao em 1884 no seio de uma família cristã. Entrou para o convento das Mercedárias de Bérriz, em 1903 aos 19 anos, tomando o nome de Margarida Maria. Identificada com a vocação missionária, inicia um movimento missionário que conduz várias irmãs a fundar comunidades em Wuhu (China), Saipán (Ilhas Marianas), Tóquio (Japão) e Ponapé (Ilhas Carolinas), acompanhadas em duas ocasiões pela Madre Margarida. Faleceu em 23 de julho de 1934 em São Sebastião, dois dias antes de completar 50 anos.

Outras beatificações

Nesse mesmo dia, 22 de outubro, será beatificado na Catedral da Diocese de Speyer na Alemanha, Paul Josef Nardini, sacerdote diocesano fundador da Religiosas Franciscanas da Sagrada Família, nascido em 1821 e convocado à presença de Deus em 1862.

A Santa Sé informou também que em 5 de novembro, na catedral de São Paulo no Brasil, será beatificado o Servo de Deus Mariano de la Mata Aparicio, missionário espanhol da Ordem de Santo Agostinho conhecido como o "mensageiro da caridade" entre os mais necessitados e que falecera em 1983.

Por último, em 3 de dezembro, em Ollur, Arquidiocese do Trichur-a Índia, será beatificada Eufrásia do Sagrado Coração de Jesus Eluvathingal, Índia, religiosa professa da Congregação das Religiosas da Mãe do Carmelo, falecida em 1952.