O Papa Bento XVI celebrou ontem a Missa de exéquias pelo Cardeal Dino Monduzzi, Prefeito Emérito da Casa Pontifícia, que faleceu a semana passada aos 84 anos, destacando do Cardeal italiano seu generoso serviço à Igreja.

Durante a Missa celebrada no altar da Basílica de São Pedro, o Santo Padre lembrou algumas etapas da vida do Cardeal, “animada por uma fé evangélica singela e profunda, que aprendeu já desde a primeira infância em sua família".

Depois de evocar sua participação desde cedo na Ação Católica e, como sacerdote, sua participação em atividades apostólicas como as “Missões Sociais” entre os camponeses na Itália, o Papa recordou seu serviço na Santa Sé como secretário de ofício do Mestre de Câmara e secretário e regente do Palácio Apostólico.

"Foi o seu um longo e prezado serviço a quatro pontífices", observou Bento XVI, que culminou em 1986 com a nomeação de Prefeito da Casa Pontifícia e em 1998 com sua inclusão entre os membros do Colégio Cardenalício por parte de João Paulo II.

O Cardeal Monduzzi, disse o Santo Padre, “chega agora à pátria celeste, prometida a todos os que entregam sua vida ao serviço de Deus e dos irmãos. Trabalhou para o Reino dos Céus, vendo nos encontros com as pessoas ocasiões inapreciáveis para suscitar a nostalgia das coisas celestiais e o amor pela Igreja.

Finalmente, o Papa recordou o lema episcopal do Cardeal, “Patientiam praeficere caritati”, no que "inspirou-se sempre", já que "em toda circunstância soube encontrar na virtude da paciência o caminho por excelência para conformar sua vida a Cristo, suportando dificuldades e sofrimentos e tentando exercer a caridade com todos".