O Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice deu a conhecer o calendário do Papa Bento XVI para novembro e dezembro do ano em curso.

Na tarde de quinta-feira 2 de novembro, Comemoração de todos os fiéis defuntos, o Papa terá nas Grutas Vaticanos um momento de oração pelos Papas defuntos. Dois dias depois, no sábado, dia 4 pela manhã, no altar da Cátedra da basílica vaticana, o Santo Padre presidirá a Santa Missa em sufrágio pelos cardeais e bispos falecidos no transcurso do ano.

Depois de sua volta a Roma concluída sua viagem apostólica à Turquia, programada para 28 de novembro até 1 de dezembro, o Pontífice presidirá no sábado, dia 2 na basílica vaticana as Primeiras Vésperas do 1° Domingo de Advento.

Na sexta-feira, dia 8, Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, o Pontífice presidirá o tradicional ato de veneração à Imaculada na Praça Espanha e no domingo, dia 10, segundo de Advento, realizará uma visita pastoral à paróquia romana de Santa Maria Estrela da Evangelização, onde celebrará a Eucaristia.

Do mesmo modo, o Escritório anunciou que no domingo, dia 24, haverá na basílica vaticana a Santa Missa do Galo e na segunda-feira 25, Solenidade do Natal do Senhor, o Santo Padre dará a bênção "Urbi et Orbi" do balcão central da Basílica de São Pedro.

Finalmente, no domingo 31 de dezembro, também na basílica vaticano, haverá as primeiras vésperas em ação de graças pelo ano transcorrido.