O Presidente da Conferência Episcopal angolana e Arcebispo de Luanda, Dom Damião Franklin, manifestou sua preocupação pela suspensão da assistência do Programa Alimentar Mundial (PAM) em Angola, que deixaria sem merenda escolar a mais de 300 mil crianças.
Segundo informou agência Lusa, o Arcebispo de Luanda fez um chamado à comunidade internacional para “tentar ajudar o PAM a superar a crise financeira pela qual está passando, a fim de “arranjar as verbas em falta” necessárias para atender populações em situação de emergência, especialmente as crianças em Angola que recebiam assistência alimentar por parte do PAM.
O Prelado assinalou que a suspensão da assistência do PAM em Angola, alveja 417 mil pessoas, na maioria crianças do ensino primário do planalto central e da periferia de Luanda, beneficiadas pelo programa de merenda escolar.
Segundo o PAM, existem 17 mil toneladas de alimentos que não podem ser encaminhados para os necessitados por falta de verba para o transporte. Até finais de setembro, o PAM planejava fornecer a merenda escolar a cerca de 220 mil crianças angolanas e pretendia alargar este apoio a mais 100 mil até ao final do ano
.