Com motivo da próxima celebração do Diwali, a festa hindu das luzes, o Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Paul Poupard, escreveu uma mensagem aos seguidores do hinduísmo na qual sustenta que é pelo amor que os crentes das diversas religiões superarão o ódio e a desconfiança.

Na mensagem intitulada "Superar o ódio com o amor", o Cardeal escreve que em Diwali, os hindus festejam "a vitória da verdade sobre o engano, da luz sobre as trevas, do bem sobre o mal e da vida sobre a morte. A realidade do amor está estreitamente ligada com a verdade, a luz, a bondade e a vida. Queria refletir sobre este tema do amor, através do qual os crentes das diversas religiões estão chamados a superar o ódio e a desconfiança, tão difundidos na sociedade atual".

O Cardeal cita como exemplo desses fenômenos "que freqüentemente desembocam em uma violência brutal", os recentes atentados terroristas de Mumbai (Índia) e recorda a propósito a primeira encíclica de Bento XVI "Deus é amor", escrita, assinala o Cardeal, com a convicção de que sua relevância é atual "em um mundo no qual às vezes se relaciona o nome de Deus com a vingança ou inclusive com a obrigação do ódio e a violência".

Finalmente, o Presidente do dicastério recorda que "Bento XVI conclui sua encíclica com as palavras ‘O amor é uma luz –no fundo a única que ilumina constantemente um mundo escuro e nos dá a força para viver e atuar’. Estas palavras se referem a Jesus Cristo, a luz do mundo. Entretanto, podem chamar sua atenção porque para vós a luz é o símbolo do significado da festa do Dwali".

"Que nosso amor –conclui o Cardeal– vença por fim neste mundo às trevas do ódio!".