A representante do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Leticia Soberón, expôs na capital espanhola os alcances da Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), iniciativa promovida por esse dicastério e o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), que busca que "as diferentes entidades da Igreja se mantenham interconectadas para fortalecer seu trabalho evangelizador".

Em sua intervenção no Congresso Mundial de Televisões Católicas, Soberón indicou que a RIIAL é um espaço cooperativo que usa a informática como meio de comunicação e que consiste em que "as diferentes entidades da Igreja desenvolvam seu processo de informatização de maneira coletiva e em colaboração com outras realidades similares, criando serviços comuns que barateiem custos e facilitem o trabalho".

"Cada um participa desta Rede segundo sua identidade eclesial, e oferece seus achados de maneira gratuita a outros membros. O bom da RIIAL é que não se reduz a Internet, mas sim usa todos os meios a seu alcance", acrescentou.

Indicou também que recolhendo esforços anteriores, e com um novo impulso, este Congresso pode ser o início de uma nova malha de redes, um espaço onde seus integrantes que até agora estiveram dispersos, façam de caixa de ressonância da mensagem de Cristo. "Assim contribuirão a que a Sociedade da Informação não seja mera sociedade de dados, mas sim se converta em sociedade do conhecimento, que sustenta uma vida mais humana, solidária e cristã", concluiu.