O Presidente do Conselho de ministros da República Italiana, Romano Prodi, visitou nesta manhã o Papa Bento XVI e no encontro ambas as personalidades revisaram as relações entre a Santa Sé e a Itália, a importância dos valores cristãos no processo de integração da Europa e a situação no Oriente Médio.

O Primeiro-ministro, que foi ao Vaticano em companhia do subsecretário de Estado, Enrico Letta, e o Embaixador italiano na Santa Sé, dialogou com o Santo Padre temas relativos às relações bilaterais como o de bioética, a defesa e promoção da vida e a família, a solidariedade, o diálogo entre as religiões e culturas e a educação da juventude.

Segundo um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, na conversação "não faltou, tampouco, um exame dos temas de política internacional, sobretudo relacionados com a situação no Oriente Médio e ao compromisso italiano no Líbano, ao igual a à importância dos valores cristãos no processo de integração européia".

Do mesmo modo, continua o comunicado, "reafirmou-se também a vontade de uma estreita colaboração entre ambas as partes para o progresso da nação italiana e o bem da comunidade internacional".

Finalizada a entrevista, Prodi se entrevistou com o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone.