O Papa Bento XVI expressou hoje sua "profunda dor" pelo falecimento do Cardeal italiano Dino Monduzzi, ressaltando o generoso serviço que prestou a quatro papas exercendo seu cargo de Prefeito da Casa Pontifícia.

Através de um telegrama enviado aos familiares do Cardeal que partiu nesta madrugada à Casa do Pai aos 84 anos de idade depois de uma "longa e penosa enfermidade", o Pontífice ressaltou que "ao longo de sua vida, realizou com grande empenho um generoso serviço a quatro papas no cargo de Mestre de Câmara, posteriormente denominada Prefeitura da Casa Pontifícia" e recordou "a prontidão e a sabedoria com a que organizava as audiências pontifícias cotidianas e as viagens pastorais na Itália".

Finalmente, o Santo Padre ofereceu suas orações de sufrágio "para que o Senhor o acolha na alegria e na paz eterna" e enviou a todos os que compartilham "a dor pela morte deste fiel servidor da Santa Sé, a consoladora bênção apostólica, sinal de minha intensa participação na dor comum".

O Papa presidirá a Missa de exéquias pelo Cardeal na segunda-feira, 16 de outubro, no altar da Cátedra da basílica vaticana.