A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) quer que se dedique ao menos uma hora semanal ao ensino religioso em cada curso de educação obrigatória, disse o Bispo de Málaga e Presidente da Comissão Episcopal de Ensino e Catequese, Dom Antonio Dorado, que participa da Comissão Mista Igreja-Estado.

Em entrevista concedida a EFE, Dom Dorado indicou que atualmente se dedica uma hora e meia semanal em Primária, Secundária e Bacharelado a esta matéria e defendeu que os colégios ofereçam ao menos uma hora de ensino religiosa, quando os pais o solicitem.

Sobre as alternativas para aqueles que não pedirem ensino religioso, a CEE, explicou o Bispo, deseja que se ofereça uma disciplina não discriminatória com os que escolherem Religião com temas relacionados com o que denominam "Sociedade, Cultura e Religião" ou o estudo do fato religioso não confessional.

Depois de assistir na terça-feira passada à reunião da comissão mista para tratar de educação onde ambas as partes trocaram trabalhos, o Prelado disse sobre as possibilidades de acordo que as partes negociam com o desejo de obtê-lo e que "já se verá".

Do mesmo modo, assegurou que o que pedem "não é nada de privilégio, é simplesmente reconhecer o direito que aos pais atribui a Constituição e os acordos Igreja-Estado para que lhes ofereça a formação religiosa que estimarem conveniente".

Em seguida, precisou que as reuniões se desenvolvem "com boas relações entre ambos, mas não é fácil chegar a acordos, já que a Igreja acredita que há exigências às que não deve renunciar e pelo Governo não se vê igual; mas para isso está o diálogo".

O Bispo de Málaga expressou que a Comissão Igreja-Estado trata assuntos referentes ao acordo internacional entre a Santa Sé e o Governo espanhol assinado em 1979, um de cujos capítulos sobre relações mútuas se refere ao ensino.