O Bispo de Apartadó, Dom Germán García Isaza, faleceu no dia 11 de outubro vítima do câncer que padecia há vários anos. Seu corpo é velado na paróquia de La Mercê, na Diocese de Caldas, onde foi titular antes de ser enviado a Apartadó.

Dom García participou junto com o Bispo de Monteria, Dom Julio César Vidal, na Comissão de acompanhamento aos processos de negociação entre o Governo e as Autodefesas Unidas da Colômbia.

O Prelado nasceu em Manizales, em 2 de setembro de 1936. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Vicentino de Bogotá. Foi ordenado sacerdote em 11 de fevereiro de 1962 para a Congregação da Missão, em que tinha emitido seus votos perpétuos em 19 de julho de 1955.

Em vida foi, entre outras coisas, professor e diretor espiritual na Escola Apostólica dos Padres Vicentinos em Santa Rosa de Cabal, prefeito de disciplina e professor no Seminário Menor de Garzón, prefeito de disciplina e professor no Seminário Menor de Ibagué, membro da equipe missionária de Tierradentro, assim como Vigário de Pastoral na Prefeitura Apostólica de Tierradentro.

Em 21 de julho de 1977 foi nomeado Prefeito Apostólico do Tierradentro. Onze anos depois o nomearam primeiro Bispo da Caldas. Desde 2002 se desempenhou como Bispo de Apartadó.