Milhares de pessoas participaram das primeiras horas da manhã na tradicional oferenda de flores à Virgem do Pilar nesta cidade, no dia em que a Igreja celebra sua Solenidade.

O primeiro grupo participante dos mais de 400 inscritos foi a Confraria do Senhor Atado à Coluna, que colocou as primeiras flores na estrutura metálica instalada na Praça do Pilar em que se eleva a Virgem, onde, segundo as previsões da organização, sete milhões de flores conformarão o manto da Padroeira da Hispanidade.

As ruas zaragozanas se tranformam neste dia em cenário de cor e devoção à Padroeira da cidade, onde milhares de pessoas, vestidas com trajes regionais –fundamentalmente de Aragão, mas também de outras regiões ou países– esperam sua vez para entregar suas flores à Virgem do Pilar.

A jornada iniciou com a Missa de Infantes na Capela da Basílica do Pilar, às 4h30, às 5h se rezou o Rosário da Aurora, entre a Paróquia de São Paulo e Praça do Pilar. Às 12h se celebrou a Missa Pontifical, presidida pelo Arcebispo de Toledo, Cardeal Antonio Cañizares, que concelebrou com o Arcebispo de Zaragoza, Dom Manuel Ureña; o Bispo Auxiliar de Toledo, Dom Carmelo Borobia; e muitos outros sacerdotes vindos de todos os cantos da Espanha.

Durante a homilia, o Cardeal ressaltou o trabalho evangelizador dos espanhóis na América Latina e exortou a todos os batizados a reforçar sua mensagem e a prática da doutrina católica. Do mesmo modo, destacou a tradição cristã e recordou palavras de João Paulo II para pedir aos espanhóis que não percam a tradição. Finalmente, fez um chamado a todos os presentes: "Espanha, sê tu mesma".