Ao opinar sobre a situação dos cárceres de Buenos Aires, onde nos últimos dias alguns internos realizaram greves de fome em busca de reivindicações, o Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, assinalou que a constante morosidade nos diversos processos judiciais equivale sempre à "denegação mesma de justiça e à privação de um direito humano fundamental".

"Suas reclamações são perfeitamente razoáveis. Trata-se de que quase 80 por cento dos residentes em tais prisões não têm ainda sentença. Em meu trabalho dentro da pastoral carcerária me fez encontrar casos terríveis, como o de uma mulher de uns cinqüenta anos, que há três anos estava presa sem saber muito bem o por quê e nunca tinha visto seu defensor, nem sabia quem era", anotou o Prelado.

Dom Aguer indicou também que não se deve considerar que todos os presos são monstros, já que Jesus nos diz claramente no Evangelho: estive preso e viestes me ver.

Acrescentou que "o problema carcerário deve ser abordado pelos três poderes do Estado com respeito da justiça, do direito, da eqüidade e com um sentido elementar da humanidade".