O Papa Bento XVI abençoou hoje uma grande estátua de Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein), virgem e mártir, localizada na parte exterior do ábside da Basílica de São Pedro em um nicho entre as padroeiras da Europa.

A estátua da Santa Edith Stein é feita em mármore e é um presente do Arcebispado de Colônia, que encomendou a obra ao artista colonês Paul Nagel. Para a cerimônia de bênção da estátua, estiveram presentes o Arcebispo de Colônia, Cardeal Joachim Meisner, o escultor e o casal de doadores da obra, Wolfgang e Brigitte Hirsch.

Edith Stein nasceu em Breslau em 12 de outubro de 1891, dia em que se celebrava o Jom kipur, ou a festa da reconciliação, filha de uma família de comerciantes judeus, cresceu dentro desta tradição. tornou-se atéia, e estudou filosofia e filologia.

Foi batizada em 1922. Em 1934 ingressa na Ordem de Religiosas Carmelitas em Colônia, e assume o nome da Teresa Benedita da Cruz.. Dois anos mas tarde, sua irmã mais velha, Rosa, é igualmente batizada.

Para não pôr em perigo o convento em que viviam, fugiram para a Holanda para evitar a perseguição nazista, mas foram capturadas em 1942 e levadas ao campo de concentração de Auschwitz, onde morreram na câmara de gás, provavelmente em 9 de agosto de 1942.