Oito sacerdotes católicos e dois seminaristas foram presos na China enquanto se encontravam reunidos em um retiro na vila do Sujiazhuang, a 200 quilômetros ao sudoeste do Pequim, na diocese do Baoding.

Conforme explicou AsiaNews, os detidos são o Pe Huo Junlong, administrador da diocese do Baoding; Zhang Zhenqian do Baoding e Huang of Sujiazhuang. Os nomes de outros ainda não se conhecem.

Do mesmo modo, a organização pelos direitos religiosos Cardeal Kung Foundation informou que vinte caminhões de Polícia e  guardas de segurança rodearam a vila para registrar casa por casa em busca de sacerdotes e seminaristas.

A província do Hebei –onde se localiza Pequim– é a área com a maior concentração de católicos no país, alcançando um milhão e meio de pessoas.

Por outro lado, na diocese do Boading, seus bispos Giacomo Su Zhimin –de 72 anos– e Francesco An Shuxin –de 54 anos–, estão prisioneiros há sete anos sem ter nenhum contato com o mundo exterior. Muitos acreditam, inclusive, que os prelados poderiam estar mortos. Seu predecessor, Dom. Giuseppe Fan Xueyan, foi torturado e assassinado na prisão.

Enquanto três bispos chineses foram presos e interrogados nos últimos três meses, o diretor dos assuntos religiosos na China, Ye Xiaowen, continua negando que existe uma perseguição religiosa no país.