A cidade de Toledo prestou homenagem a Santa Teresa de Jesus com a  apresentação da edição facsímile do manuscrito de seu “Libro de las Fundaciones”, a obra que escreveu ao longo de sua vida percorrendo seu périplo como fundadora.

A edição foi realizada pelo sacerdote carmelita Tomás Álvarez e coeditada por Patrimônio Nacional e a Editorial Monte Carmelo.

As mais de mil e 300 páginas escritas de punho e letra por Santa Teresa, conservadas na Biblioteca do Real Mosteiro de São Lourenço de El Escorial, foram resgatadas nesta edição, pela primeira vez, sem as emendas e censuras da época.

“O ‘Libro de las Fundaciones’ é um livro de viagens escrito por uma mulher em pleno século XVI, sem precedentes na história da literatura”, havia indicado anteriormente Asunción Aguirrezábal de Antoñanzas, que ditou na apresentação realizada na sede da Real Fundação de Toledo, a conferência “Santa Teresa de Jesus, mulher escritora”.

A presente edição do “Libro de las Fundaciones” foi precedida pelas edições em facsímil de “Camino de Perfección” (1965), “Castillo Interior” (1990) e “Libro de la Vida» (1999).

A apresentação da obra foi antecedida por um ato presidido pelo Arcebispo de Toledo, Dom Antonio Cañizares, e o diretor da Real Academia de Belas Artes e Ciências Históricas, Félix del Valle, no qual se descobriu uma placa comemorativa da santa fundadora.