Dom José María Ortega e Dom Kay Schmalhausen, os novos bispos das prelaturas do Juli e Ayaviri, respectivamente, reconheceram que um de seus principais desafios no sul andino do Peru (estado de Punho) é confrontar as seqüelas de décadas de "muita ideologia".

Os prelados explicaram esta situação durante sua recente visita a sede da organização Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), e indicaram que durante as três décadas passadas "os interesses sociais" enfatizaram-se muito em deterioro do "cuidado pastoral para as populações indígenas".

Dom Ortega assinalou que "o que temos que fazer agora é promover a evangelização e a justiça social, de acordo ao Magistério da Igreja. O trabalho catequético entre os leigos e a adequada e sólida formação para nossos seminaristas são nossas prioridades para nos próximos anos".

Ao solicitar ao AIS o apoio necessário para contribuir com seus esforços, ambos os bispos asseguraram que farão tudo o que esteja a seu alcance para reverter a deterioração da fé e a moral em suas respectivas prelaturas.