A magistratura turca condenou a 18 anos e dez meses de reclusão o adolescente muçulmano que em 5 de fevereiro passado na cidade de Trebisonda, costa do Mar Negro, assassinou com uma arma de fogo o sacerdote italiano Andrea Santoro, na igreja de Santa Maria.

Segundo a agência de notícias estatal turca Anatolia, o tribunal penal desta cidade encontrou ao jovem turco de 16 anos de idade, identificado com as iniciais O.A., culpado dos cargos de homicídio premeditado do missionário de 61 anos de idade, porte ilegal de armas e atentado contra a ordem pública.

A procuradoria solicitou prisão perpétua para o acusado. Entretanto, em consideração da menor idade do assassino, a justiça determinou uma pena mais branda.

Embora o motivo do assassinato ainda não tenha sido esclarecido, várias testemunhas asseguraram durante o julgamento que o assassino tinha gritado Allahu Akbar (Alá é grande) enquanto disparava ao sacerdote que acabava de celebrar Missa

Depois do assassinato, o jovem tinha declarado que agiu influenciado pela publicação das chargens sobre Maomé e o Islã em alguns jornais europeus.

Dias depois do crime, o Vigário da diocese de Roma, Cardeal Camillo Ruini, anunciou que solicitaria o início do processo de beatificação e canonização do missionário ao encontrar "todos os elementos constitutivos do martírio cristão".