No marco das celebrações pelo V Centenário dos Museus Vaticanos, na quinta-feira 12 de outubro se apresentará o novo setor da Necrópole romana da Via Triumphalis, descoberta em 2003 durante as obras para a construção de um estacionamento na Cidade do Vaticano.

Faz três anos, os arqueólogos dos Museus Vaticanos descobriram nesta zona um cemitério, continuação do que se achou entre 1959 e 1960. As duas grandes áreas constituem parte de um grande sepulcro ao longo da antiga Via Triumphalis. Graças a este último achado se pode acessar a duas das necrópoles mais completas e documentadas de Roma da época imperial: a que percorre a Via Cornelia, onde se encontra a tumba de São Pedro, e esta da Via Triumphalis.

Ali se descobriram 40 sepulcros e mais de 200 sepulturas. A maior parte das tumbas, que são de entre finais do século I a.C. e inícios do século IV D.C., encontram-se em bom estado de conservação. Igualmente se têm descoberto altares fúnebres, urnas, sarcófagos com personagens figurados em baixo-relevo.

O complexo arqueológico se poderá visitar na sexta-feira e no sábado. Para reservar os ingressos pode escrever a visitespeciali.musei@scv.va