O Arcebispo de Antequera-Oaxaca, Dom José Luis Chávez Botello, disse que a maior parte da população aprendeu "a lição do conflito" e por isso reclamam "uma paz autêntica e duradoura fundada na justiça, o bem comum e na verdade", e não "simples acertos".

Nesse sentido, destacou o processo de diálogo entre o Governo e os setores locais envolvidos no conflito, como o Governo estatal, o Magistério e a Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca (APPO).

"Nas últimas semanas surgiram espaços onde se reflete, abrem-se pontes em diversos níveis", assinalou em um comunicado. Indicou que "busca ir ao fundo e ser propositivo".

Dom Chávez explicou que no objetivo de reconstruir Oaxaca já se fala "da necessidade de mesas de estudo sobre temas pontuais". "Vê-se necessário traçar este projeto pelo menos a 20 anos, com o consenso da sociedade e com mecanismos jurídicos que garantam sua realização para que os governos e demais atores estejam realmente a serviço de tal projeto", expressou.

"O Governo, a APPO, o Magistério, as organizações civis e setores da sociedade têm a oportunidade histórica de impulsionar esta reconstrução social de Oaxaca ou de fazer que aborte esta nova vida frustrando a esperança de toda uma geração", advertiu o Prelado.

Por isso, e dado que "entramos em uma semana decisiva de grave risco", Dom Chávez exorta os católicos "a intensificar a oração" para pedir pelo bom término das conversações e para implorar a Deus "o dom da paz".

O conflito social em Oaxaca começou em 22 de maio com os protestos dos professores reclamando aumentos salariais. Entretanto, agora também se pede a destituição do Governador Ulises Ruiz. Em 14 de junho se uniram ao protesto os membros da APPO. O conflito recrudesceu logo depois de uma tentativa fracassada de desalojo por parte do Governo local.

Atualmente se desenvolve na Secretaria de Governo, na Cidade do México, uma mesa de diálogo promovida pelo Governo Federal. Entretanto, até o momento não há acordos.

O texto, assinado também pelo Bispo Auxiliar, Dom Oscar Campos Contreras, encontra-se

em http://www.cem.org.mx/prensa/diocesis/2006/octubre/061008