O Departamento de Celebrações Litúrgicas da Santa Sé anunciou hoje que neste Domingo 15 de outubro pela manhã o Papa Bento XVI celebrará a Missa na Praça de São Pedro em que canonizará quatro beatos, um deles o primeiro bispo santo nascido em terras americanas, o mexicano Rafael Guízar y Valencia.

Também serão canonizados Filippo Smaldone (1848-1923), presbítero, italiano, fundador da Congregação das Religiosas Salesianas dos Sagrados Corações; Rosa Venerini (1656-1728), virgem, italiana, fundadora da Congregação das Professoras Pias Venerini e Théodore Guérin (Anne-Thérèse) (1798-1856), virgem, francesa, fundadora da Congregação das Religiosas da Providência da Santa María "ad Nemus" (Saint Mary of the Woods).

Primeiro Bispo santo dos Cavaleiros de Colombo

Dom Guízar y Valencia nasceu em Cotija, Michoacán, em 26 de abril de 1878, e depois de dar um permanente testemunho de ser um missionário infatigável morreu em 1938 em Cidade do México. Foi declarado beato por João Paulo II em 29 de janeiro de 1995. O Prelado será o sétimo membro da Ordem dos Cavaleiros de Colombo e o primeiro bispo Cavaleiro a ser declarado santo.