O Prefeito Emérito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Jorge Medina Estévez, pediu a religiosos e catequistas velar constantemente para que seus ensinamentos estejam de acordo com o Evangelho e não descuidem aspectos importantes da fé.

"Não estaria demais que cada bispo, sacerdote, diácono, professor de religião, ou catequista fizesse de tempos em tempos uma análise sobre o conteúdo de seu serviço da Palavra de Deus, para detectar se neste sagrado ministério deixou de lado, ou na penumbra, algum conteúdo do depósito da fé", assinalou o também enviado especial do Papa Bento XVI para o encerramento do Concílio Plenário da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV).

Durante a Missa de encerramento, o Cardeal advertiu que "em alguns lugares não se ouve falar muito da vida eterna, da purificação do coração", dos sacramentos da penitência e unção dos enfermos, a virtude da castidade, entre outros pontos.

O Cardeal Medina fez estas apreciações após recordar que a unidade da Igreja não se apóia em "manobras humanas", mas sim "arraiga-se na fé católica, professada em sua integridade e projetada eficazmente sobre todas e cada uma das opções que constituem a trama da vida das pessoas e da sociedade".

Do mesmo modo, destacou que os documentos do Concílio Plenário tenham sido submetidos à revisão por parte da Santa Sé. Explicou que "não se trata de um trâmite burocrático", mas sim de "uma forma concreta de expressão" de que o Santo Padre é, "por vontade do próprio Senhor Jesus Cristo, o centro visível e o ponto de referência da comunhão de todas as igrejas particulares".

O Concílio Plenário da CEV teve início no ano 2000 com uma sessão de oito dias por ano. Durante seu desenvolvimento, os bispos refletiram sobre o anúncio missionário, a liturgia, a catequese, a juventude venezuelana, a família, entre outros.

A Exortação Pastoral fruto do Concílio, encontra-se em:

http://www.cev.org.ve/noticias_det.php?id=214