"Precisamos da televisão católica!", lembrou energicamente o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco, que junto com o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Arcebispo John Foley, inaugurarão amanhã o I Congresso Mundial de Televisões Católicas.

Em declarações à rede COPE, o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, lembrou a necessidade de evangelizar a televisão já que é "um instrumento de colossal influencia na configuração dos costumes e valores de toda ordem -econômicos, políticos e culturais- que regem a sociedade atual, e a que não escapa tampouco a determinação dos princípios e critérios pessoais mais íntimos nas vidas das pessoas, mais ainda, de suas convicções morais e religiosas, e inclusive, de sua fé".

Ao falar do III Sínodo Diocesano de Madri que tomava elementos do Concílio Vaticano II, o Cardeal lembrou que também é parte da missão da Igreja fazer presente o Senhor Jesus na televisão, para o qual "necessitamos urgentemente profissionais católicos da comunicação no meio televisivo, seja qual for sua titularidade civil -estatal ou de iniciativa social- ou eclesiástico, mas necessitamos, simultaneamente, meios televisivos próprios da Igreja sob a forma de titularidade jurídico-canônica que proceda. Em uma palavra: precismos da televisão católica!".

Logo depois de destacar a grande oportunidade que este congresso significa para os madrilenos, o Cardeal comentou que o projeto de televisão diocesana, TMT, e da Igreja na Espanha, destaca-se "dentro do panorama das ofertas televisivas existentes, por seus programas informativos e formativos, de entretenimento e diversão, nos que a positiva e clara proposta da visão da vida inspirada e configurada pelo Evangelho de Jesus Cristo, testemunhado e vivido na Comunhão da Igreja, constitui seu critério determinante".

Finalmente, encomendou os frutos do evento à Virgem de Almudena com a esperança de poder seguir avançando "nesse grande projeto de evangelização que é a Televisão Católica na Espanha! E que a Arquidiocese de Madri avance no empenho de fazer realidade, através dos Meios de comunicação, que foi o grande objetivo de seu III Sínodo Diocesano: transmitir a fé aos madrilenos, especialmente aos mais jovens".

Convocado pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, e organizado pelo Arcebispado de Madri e a Comissão de Meios da Conferência Episcopal Espanhola, o Congresso, que se desenvolverá a partir de amanhã até a quinta-feira 12, tem como lema "O rápido desenvolvimento", título da última encíclica de João Paulo II sobre as comunicações.

Entre os expositores, destaca o Pe. Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, que dissertará sobre "O serviço do Centro Televisivo do Vaticano: Como a Igreja utiliza as novas tecnologias".

O evento poderá ser acompanhado através do seguinte endereço: http://www.congresomundialtv.com
 

Para anunciar ou saber sobre os eventos na região, acesse: http://www.aciprensa.com/eventos