A rede de organizações Pela Vida e a Família convoca todos aqueles que desejem marchar em defesa da vida, e assim expressar seu desacordo com a nova lei Substitutiva do Novo Código de Saúde, que promove o aborto, a potencialmente abortiva pílula do dia siguiente, e proíbe a objeção de consciência dos funcionários da saúde que se negarem a realizar um aborto.

A concentração para a marcha que leva como título "Pró vida defenda seus filhos" irá se realizar na quarta-feira 11 de outubro às 9h30 da manhã no Parque Centenário em Guayaquil. Para esta ocasião, os organizadores pedem que os participantes estejam vestidos de branco.

Entre as razões para esta grande marcha, explicam os organizadores, estão que a mencionada lei "é inconstitucional e viola os direitos da família, as crianças, os adolescentes e os médicos pois: atenta contra os artigos 40, 49 e 67 de nossa Constituição, promove a libertinagem e a promiscuidade sexual, promove a desintegração familiar porque exclui a participação dos pais na educação sexual de seus filhos e promove o aborto".

Com esta marcha, o que se busca é manifestar o desacordo com os seguintes aspectos da mencionada legislação: "a obrigatoriedade dos médicos de praticar abortos (Art 30, 32), a venda da Pílula abortiva do dia seguinte sob o nome de anticoncepção de emergência (Art. 32) e a implementação obrigatória de uma educação sexual sem valores, com textos que deformam a sexualidade humana e exclui a participação dos pais de família (Art. 28)."