A Cáritas Portuguesa prepara o próximo lançamento de um Observatório Social, organismo que terá como objetivo pesquisar sobre a situação da pobreza em Portugal, anunciou ontem, em Fátima, o Presidente nacional de Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca.

Segundo informou a agência Ecclesia, Fonseca assinalou aos jornalistas que “este Observatório visa obter dados sobre a pobreza no nosso país. Numa fase inicial, deve estar em funcionamento no primeiro trimestre de 2007. Cinco paróquias de cada uma das 20 Dioceses, fornecerão os dados para o Observatório, e assim a Cáritas terá dados actualizados, de 25 por cento das paróquias nacionais”.

O Presidente nacional da Cáritas, apontou que “o Observatório permitirá obter dados sobre as causas dos problemas sociais que afectam os portugueses, quantos portugueses são pobres, que idades são mais atingidas pelo fenómeno da pobreza e que tipo de pobreza existe”.

Entretanto, da reunião da Comissão Permanente da Cáritas Portuguesa, que decorreu ontem em Fátima, saíram algumas propostas para as linhas de ação para os próximos anos, das quais se destaca a necessidade de existir, em cada paróquia, um grupo de ação social organizado”, para promover a consciência de que os fiéis devem ser chamados a viver partilhar.

A definição do lema “Igualdade de oportunidades para todos” para o próximoDia Nacional da Cáritas, em 11 de Março de 2007, foi outra das propostas do encontro.

Estas orientações deverão ser confirmadas na próxima reunião do Conselho Geral da Cáritas Portuguesa, que acontecerá em novembro nos Açores.