A Santa Sé publicou hoje as notas explicativas do Papa Bento XVI a seu discurso na Universidade de Regensburgo, o mesmo que foi objeto de más interpretações e reações de violência em diversos setores do mundo islâmico.

As elucidações, anunciadas desde a publicação do discurso em 12 de setembro, dia em que foi pronunciado, aparecem no sítio Web do Vaticano junto com o discurso íntegro em inglês, italiano e alemão, por enquanto.

A Santa Sé tinha anotado na transcrição do discurso que o conteúdo devia ser considerado "provisório" e que o Santo Padre se reservava a possibilidade de fazer uma série de notas, que seriam distribuídas posteriormente.

Das 13 notas introduzidas, a terceira se refere à entrevista do diálogo entre o imperador Manuel II Paleólogo com um erudito persa, em que o primeiro assegurava que sobre Mahomé só encontraria coisas "más e desumanas como sua ordem de difundir a fé que pregava usando a espada".

"Infelizmente, esta citação foi tomada no mundo muçulmano como expressão de minha posição pessoal, suscitando uma compreensível indignação. Espero que o leitor de meu texto veja imediatamente que esta citação não expressa minha visão pessoal do Corão, pelo qual guardo o respeito devido ao livro sagrado de uma grande religião", assinala o texto da nota.

Do mesmo modo, continua a anotação do Papa, "ao citar o texto do Imperador Manuel II, simplesmente tentava destacar a relação essencial entre fé e razão. Neste ponto concordo com o Manuel II, mas sem fazer minha a sua polêmica".