Devido ao aumento no abuso do álcool entre adolescentes menores de 16 anos na Holanda, dois especialistas desse país abrirão em dezembro uma clínica especializada em tratar os problemas que apresentam estes pequenos.

O Dr Nico Van der Lely e a psicóloga infantil Mireille de Visser abrirão este centro na cidade de Delft, para investigar as causas do abuso de bebidas alcoólicas e apresentar alternativas saudáveis através de questionários, educação, aconselhamento, envolvendo no processo os adolescentes, pais de família e escolas.

Do mesmo modo, nesta clínica serão investigados os danos a longo prazo causados pelo álcool no cérebro dos adolescentes (e em outros órgãos) como a hipotermia e a violência física. A iniciativa surge como resposta à preocupação de muitos pediatras por conhecer os danos cerebrais nestas crianças.

Além da cidade de Delft, pediatras de outros lugares do país informam de problemas semelhantes aos que investiga o Dr. Van der Lely, que estima que entre 500 e mil crianças são admitidos em hospitais holandeses todos os anos por causa do abuso de álcool.

O especialista explica que existem crianças entre doze e 13 anos admitidos com grande concentração de álcool no sangue, de até 1.7 g/l. Destes, 60 por cento são meninas e dois terços delas se embriagam em casa. Além disso, as crianças que estão acostumado a receber são admitidos mais de uma vez, "algo que nunca antes tinha acontecido".

Finalmente, o médico explica que "aos doze anos, o cérebro de uma criança ainda se está desenvolvendo e a influência dos hormônios sexuais ainda vai se produzir. Se se expuser a uma concentração alcoólica de 1.7 g/l, que costuma ser o caso cada vez mais comum, ali se tem claro o futuro dessa criança. Como pediatra tenho que fazer algo a respeito".