O Arcebispo Emérito de Resistência, Dom Carmelo Giaquinta, esclareceu que "as pessoas separadas de seus cônjuges que não se casaram novamente e vivem a castidade podem perfeitamente receber a comunhão".

O Prelado indicou também que excluí-los da mesma "será claramente sempre contrário às normas estabelecidas pela Igreja" e advertiu que nunca devem existir exclusões a fiéis seguidores de Cristo, porque fazê-lo "por motivos que se afastam da doutrina da Igreja nunca é correto".

"Não há direito a excluir nenhuma criança da catequese porque seus pais não sempre vêm às reuniões correspondentes, ou não podem ou não querem participar. A Igreja como primeira mãe espiritual dos cristãos não pode abandonar os seus filhos porque seus pais biológicos não cumpram com seu dever de educá-los na fé", anotou.

Dom Giaquinta fez um chamado à reflexão sobre o mau trato ao próximo e lamentou que "cada vez mais se difunda na Igreja o subjetivismo pastoral, que quebra a comunhão eclesiástica e maltrata ao próximo".