Com a iminente canonização do primeiro bispo santo nascido no continente americano no próximo domingo, 15 de outubro, o mexicano Rafael Guízar y Valência, os bispos do México fizeram um chamado a que este acontecimento seja "uma festa para promover a paz, a unidade e a concórdia".

Em um comunicado da Conferência do Episcopado Mexicano, os prelados expressaram o "grande gozo no espírito" da Igreja Católica no país pela canonização do Dom Guízar y Valência, "um acontecimento de graça".

No texto datado em 6 de outubro, os prelados assinalaram que "São Rafael é um grande exemplo de entrega e serviço a outros; sua personalidade e seu intenso zelo apostólico, provado pelas graves dificuldades de seu tempo, manifestam que é possível entregar a vida em benefício dos mais necessitados, ainda diante de imensas adversidades, e com o testemunho transformar aos diversos setores da sociedade".

"Convidamos –assinalam os bispos– ao povo cristão a elevar uma oração de gratidão e louvor a Deus pelo presente de São Rafael. Façamos da iminente canonização de 15 de outubro uma festa para promover a paz, a unidade e a concórdia".

Finalmente, os bispos fizeram votos para que "a lembrança e testemunho de São Rafael Guízar y Valência siga avivando o desejo de justiça entre todos os mexicanos e renove o compromisso de trabalhar, tomara tão generosamente como ele, na busca de uma sociedade mais justa e fraterna".