Com o objetivo de aprofundar na responsabilidade comum pela missão evangelizadora na Europa e África, uma centena de bispos de ambos os continentes se encontrarão em Roma em um Simpósio patrocinado pela Congregação para a Evangelização dos Povos entre 10 e 13 de novembro.

O Conselho de Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e o Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM), trabalharam para a preparação do evento que reunirá a 50 bispos africanos e 50 europeus designados por ambos os organismos.

O Simpósio aprofundará na responsabilidade comum pela evangelização, a missão, a pastoral social, à luz dos documentos "Ecclesia in a África" e "Ecclesia na Europa" nascidos das conclusões do Sínodo, respectivamente, da África (1994) e da Europa (2001).

Além dos bispos, no encontro estarão presentes delegados de "organismos de solidariedade", representantes de dicastérios vaticanos, delegados de organismos eclesiásticos continentais da Ásia, América Latina e América do norte.

Conforme se informou, a reunião procurará confrontar a visão do homem e de sua repercussão social na África e Europa, verificar a situação da evangelização em ambas as regiões; refletir as experiências de colaboração entre os dois continentes e analisar a co-responsabilidade na construção da paz e de uma sociedade mais justa.

O CCEE reúne as Conferências Episcopais da Europa e está composto atualmente por 34 membros. O SECAM compreende as Conferências Episcopais nacionais, as dez Conferências Episcopais regionais e a Assembléia da Hierarquia Católica de rito oriental presente na África.