No dia 4 de outubro foi inaugurado em Fátima o Congresso Mundial de Oração pela Vida, "Maria, a Ti confiamos a causa da vida", que até 8 de outubro reúne centenas de participantes de mas de 30 países.

Conforme informa a agência portuguesa Ecclesia, os organizadores se mostraram muito satisfeitos e assinalaram que "o número de participantes superou as expectativas, e paralelamente receberam inumeráveis manifestações de solidariedade na campanha mundial de oração pela vida na próximo domingo 8 de outubro".

Os organizadores do evento assinalaram que "este encontro, embora sem caráter político, oferecerá sua contribuição à discussão da proposta para a realização do referendo ao aborto, programada para nos próximos dias", em Portugal.

Entre os conferencistas programados, destaca a participação do Secretário do Conselho Pontifício para a Família, Dom Karl Josef Romer; o Bispo Emérito de Leiria-Fátima, Dom Serafim Ferreira e Silva; a Presidenta da Federação portuguesa pela Vida, Isilda Pego; o vice-postulador para a causa de canonização dos pastorzinhos, Pe. Luis Condor; o representante do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, Dom Vítor Feytor Pinto e o Presidente do Apostolado Mundial da Fátima, Sr. Américo López Ortiz.