Segundo o relatório "A Ruptura Familiar na Espanha, 25 anos depois (1981-2006)" do Instituto de Política Família (IPF), nas Comunidades Autônomas das Ilhas Canárias e Baleares o número de rupturas supera já ao número de matrimônios que se produzem em um ano.

Assim divulgou através de comunicado o Presidente do IPF, Eduardo Hertfelder, com ocasião da apresentação do relatório no dia 5 de outubro.

Na nota de imprensa, Hertfelder, adianta que "os dados confirmam que a ruptura familiar está se agravando não só em nível nacional mas também em nível autonômico e provincial", precisando que "inclusive em algumas comunidades os dados são ainda mais preocupantes que em nível nacional".

"A modo de exemplo –precisa– nas Canárias e Baleares o número de rupturas supera já ao número de casamentos que ocorrem por ano. E nas Comunidades de Madri e Cataluña, está a ponto de alcançar a isso".

Hertfelder expressa deste modo que "é muito preocupante como está afetando os casais jovens. De fato um em cada quatro casais que se separam (23%) corresponde a casamentos que não completaram nem cinco anos de convivência".