O semanário espanhol Alba denunciou que a Generalitat da Catalunha investiu 90 mil euros em um plano para a não discriminação dos homossexuais e transexuais, que inclui a criação de um órgão consultivo permanente, com o qual curiosamente não contam as famílias.

Segundo as mesmas fontes "a Catalunha dispõe pela primeira vez de um plano para a não discriminação de homossexuais e transexuais", programa que classificam de "pioneiro" na Espanha.

"Tecnicamente, o Plano interdepartamental para a não discriminação das pessoas homossexuais e transexuais é um regulamento que recolhe as políticas específicas para este grupo de maneira transversal com uma dotação orçamentária de 90 mil euros" informa o Alba explicando que o plano "foi coordenado pelo Programa para o grupo gay, lésbico e transexual, do Departamento da Presidência".

O plano incide nos âmbitos legislativo e jurídico, trabalhista, da saúde, educativo, cultural, da comunicação, do bem-estar e da participação e a solidariedade e contempla criar "um marco trabalhista que mencione claramente a não discriminação da homossexualidade e da transexualidad; o assessoramento do alunado homossexual e transexual", assinala o semanário.

Além disso, continua, será criado um "centro de documentação e consulta do fato homossexual, lésbico e transexual" e serão impulsionadas campanhas que favoreçam a coesão social.

Ao indicar que o plano prevê também a implementação de um "órgão consultivo permanente", o Alba conclui que "curiosamente, o governo catalão não criou órgão consultivo algum para impulsionar políticas com perspectiva de família, nem desenvolveu planos integrais de apóio à família".