Como uma iniciativa do Bishops Ulama, Fórum se realizará na ilha do Mindanao ao sul de Filipinas a “Semana da Paz”, que terá lugar de 25 de novembro a 1 de dezembro próximo sob o lema “Uma família reconciliada, agente de reconciliação”.

Conforme informou a agência Fides, a sexta edição da Semana da Paz consiste em uma série de eventos, seminários, convênios, encontros de oração, marchas, campanhas de sensibilização a todos os níveis pelas ruas, nas escolas, nos centros culturais, em que cristãos e muçulmanos se esforçam em testemunhar que o diálogo inter-religioso é o caminho para a harmonia social e a paz no sul das Filipinas.

O tema deste ano se centrará na família: os líderes cristãos e islâmicos do Fórum, entre os quais se encontra Dom. Fernando Capalla, Presidente da Conferência Episcopal de Filipinas, concordaram no fato que “a família é a célula fundamental da sociedade”.

Em um documento, os organizadores explicaram que “muitas famílias, cristãs, muçulmanas e de indígenas se viram afetadas pelos conflitos ocorridos nos últimos anos em Mindanao. Sempre promovemos a reconciliação, que se pode alcançar por meio de um sincero perdão”.

Entre as diversas iniciativas promovidas neste ano pela Semana da Paz se tratará de educar a população, principalmente os jovens, a apreciar a diversidade religiosa e cultural dentro de um patrimônio comum de tradições que é a base para a unidade e a paz.

Do mesmo modo, se tentará fazer de a cada cidadão protagonista do processo de paz, através de seu testemunho cotidiano e a participação em iniciativas comunitárias.