Com uma Missa de despedida, a Virgem de El Cisne ou a “Churonita” iniciará hoje seu percurso de 70 quilômetros para visitar durante quatro dias vários povoados da região e chegar na próxima sexta-feira 20 à cidade da Loja, onde permanecerá até o dia 1 de novembro.

A saída da imagem está prevista para 18h, e durante o trajeto os peregrinos passarão por várias estações religiosas. Em uma delas chamada “A água do milagre”, os milhares de paroquianos fazem uma parada para tomar da água que segundo a tradição, faz muitos anos surgiu milagrosamente para dar forças a um grupo de peregrinos.

Mais adiante, haverá uma Missa na fazenda A Bendita para em seguida receber à procissão no templo de São Pedro da Bendita. Os habitantes deste povo enfeitam suas ruas, varandas e praça para receber à imagem.

A imagem sairá do povoado amanhã às 7h para reiniciar seu trajeto até o Catamayo, com prévia visita à fazenda Malca, onde também se celebrará uma Missa.

Antes de entrar na cidade de Loja, no sítio denominado A urna do Villonaco, três sacerdotes oficiarão uma Missa em que participam anualmente cerca de 400 mil pessoas.

Uns mil efetivos das Forças Armadas, Polícia, Defesa Civil e Cruz Vermelha participam do percurso para garantir a segurança dos fiéis e da imagem.