"O que procuram, o que esperam os peregrinos? Os santuários, sacramento de consolo e sinal de esperança" foi o lema sob o qual se desenvolveu o 9º Encontro de Santuários da Espanha celebrado nos dias 26, 27 e 28 de setembro no Santuário de Nossa Senhora de Montserrat, Barcelona.

O evento, organizado pelo Departamento de Turismo, Santuários e Peregrinações da Comissão Episcopal de Pastoral da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), os quase 80 participantes, entre reitores de santuários e leigos que trabalham neles, concordaram em que os santuários devem ser "sacramento de consolo e sinal de esperança e, junto com a família, espaços de confiança e amor", diz uma resenha do ente episcopal.

No ato inaugural participaram Dom Carles Soler, Bispo de Girona e Bispo Promotor do Departamento; Josep María Soler, Abade de Montserrat; Sebastià Taltavull, Diretor do Secretariado da Comissão Episcopal de Pastoral; Jaume Berdoy, Vigário Geral da Diocese do Sant Feliu e Josep-Enric Parellada, Reitor do Santuário de Montserrat e Diretor do Departamento de Pastoral de Turismo, Santuários e Peregrinações.