O Cardeal Bergoglio destacou a importância do Primeiro Congresso de Evangelização da Cultura, a realizar-se nesta cidade de 3 a 5 de novembro, "que possibilitará aos homens e mulheres da cultura ser ativos e participativos protagonistas do dever que lhes compete, em benefício da unidade social e do bem comum".

Assim afirmou o Cardeal argentino ao referir-se ao evento que organiza a Universidade Católica Argentina Santa Maria de Buenos Aires (UCA) e que auspicia junto com o Pontifício Conselho para a Cultura.

O Arcebispo de Buenos Aires considerou também, ao falar do Congresso, "que o desenvolvimento destas deliberações será um momento oportuno para fazer presente e operante a Doutrina Social da Igreja".

Por sua vez, o Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Paul Poupard, disse que "ao aproximar-se os 200 anos da declaração da independência de muitos países da América no ano de 2010, aproxima-se uma ótima ocasião para refletir e relançar, desde uma identidade católica, o projeto político cultural da América Latina, na perspectiva de um novo humanismo cristão".

Durante o evento, os participantes refletirão sobre a importância da V Conferência do Episcopado Latino-americano e do Caribe (CELAM). Para isso, contar-se-á com a presença de seu Presidente e Secretário Geral, Cardeal Francisco Javier Errázuriz e Dom Andrés Stanovnik, respectivamente.

Até o momento confirmaram sua assistência o Arcebispo Emérito de Washington, Cardeal Theodore Mc Carric; o Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer; o Bispo de San Isidro, Dom Jorge Casaretto, entre outros.

O congresso está destinado a todos os católicos comprometidos na vida pública e que participam do mundo educativo, empresarial, trabalhista, comunicativo, entre outros.

Para mais informação acesse a página www.uca.edu.ar/congreso-pec.htm, ou escreva para o e-mail: congresopec@uca.edu.ar   

Se desejar anunciar ou conhecer os eventos católicos na região, visite: http://www.aciprensa.com/eventos