O Presidente da Conferência Episcopal da Venezuela (CEV), Dom. Baltazar Porras, reconheceu que ainda existem muitas dúvidas entre a população pelos resultados do plebiscito de domingo –que dá a vitória ao Presidente Hugo Chávez- e pediu às autoridades transparência total no processo.

Dom. Porras declarou de Caracas a rádio colombiana Caracol que "certamente existem muitas dúvidas com respeito aos resultados" do referendum e assinalou que “de todos é sabido que ao longo destes últimos anos são muitos os questionamentos" sobre o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), o órgão que por lei deve dar garantia e transparência às votações.

O também Arcebispo de Mérida anunciou que nas próximas horas a Igreja Católica de seu país pedirá, "ir pelos caminhos da reconciliação e o reencontro dos venezuelanos, dissipar todas as dúvidas que estiveram acompanhando à sociedade venezuelana e a um bom setor (da população) ao longo destes últimos anos".

Dom. Porras assinalou que o referendum não só deve significar "o triunfo de uma parte sobre a outra, e sim a possibilidade da reconciliação do país" e manifestou sua preocupação porque o futuro não seja "de paz e tranqüilidade, mas sim de maior instabilidade".

Segundo o Arcebispo, a "enorme preocupação" que há na Venezuela não só provém de "gente que poderíamos chamar opositora, mas sim de gente que tem afinidades com o oficialismo, mas que vê que a convivência do nível familiar até os altos níveis, está fraturada".