Os preparativos para a visita do Papa Bento XVI à Turquia continuam normalmente, conforme indicou o porta-voz da Nunciatura Apostólica nesse país, Dom Georges Marovitch, desmentindo assim um jornal local que informou da suspensão da viagem por uma ameaça do Al Qaeda contra o Santo Padre.

Conforme informa o Associated Press, apesar do mencionado anúncio do jornal turco Hurriyet, os preparativos avançam. "Não tenho consciência de tal ameaça", assinalou o porta-voz da Nunciatura na Turquia, Dom Georges Marovitch, e destacou que estava fiscalizando a impressão de alguns convites para certos eventos da visita. "Continuamos com os preparativos habituais da viagem", acrescentou.

O porta-voz indicou que o Papa se reunirá em Ankara em 28 de novembro com o Presidente turco, Ahmet Necdet, e no dia 29 visitará as ruínas de Éfeso. O Pontífice se reunirá um dia depois com o líder internacional dos ortodoxos, Bartolomeu I, na festa de Santo André.

Além disso, fontes do vaticano informaram da recente visita a Turquia de uma equipe de altos funcionários do Vaticano para fiscalizar questões logísticas.

Na semana passada o número dois do Al Qaeda, o egípcio Ayman Al Zawahri, comparou Bento XVI com o Papa Urbano II, que ordenou em 1095 a Primeira Cruzada sobre a Terra Santa.