O Arcebispo de Gandhinagar, Dom Stanislaus Fernandes, expressou seu apoio aos protestos contra a emenda que exime de solicitar permissão ao governo a quem quiser se converter ao budismo e ao jainismo, no marco da recentemente aprovada "lei anti-conversão".

Na mencionada lei, este requisito é obrigatório para aqueles que quiserem se converter a outra religião. No dia 19 de setembro passado o estado de Gujarat aprovou uma emenda para a Lei de Liberdade Religiosa que exclui as conversões a estes dois credos, por considerá-los religiões do hinduísmo.

"Esta emenda procura criar divisão entre as minorias (religiosas)", indicou o também Secretário Geral da Conferência Episcopal da Índia ao jornal The Tablet em recentes declarações. Deste modo assinalou que a Igreja tinha se oposto à lei original porque, disse, "infringia" o direito fundamental à liberdade religiosa.

Logo depois de assinalar que apelou ao governador estatal, Naval Kishore Sharma, para que retire seu apoio a esta emenda, Dom Fernandes comentou que "a conversão religiosa é um chamado interior da graça no qual nenhum poder da terra deve intervir. Qualquer interferência da autoridade civil só pressionaria a consciência das pessoas e as faria desistir de seu direito inato e espiritual a escolher sua própria fé".